11:02

Afirmação da cultura negra na capital

http://www.geledes.org.br/afirmacao-da-cultura-negra-na-capital/#axzz3F5mzX8pT

Por: 

2-408x500

Turbante e outros acessórios resgatam tradições africanas em Brasília

Afrikanus é uma marca brasiliense de acessórios artesanais inspirados na cultura africana que incentiva mulheres negras a afirmarem sua ancestralidade. Nascida no Sudão e residente no Brasil há três anos, a criadora da marca Romisa ElKarim, de 23 anos, sempre se interessou pelo comportamento da mulher negra. Ela conta que a Afrikanus surgiu do desejo antigo de mostrar a cultura do continente africano a partir das perspectivas de beleza e moda. “Tem vários jeitos de as pessoas aprenderem sobre a África. Eu escolhi apresentar de uma maneira mais leve”, explica.  A ideia se desenvolveu de maneira espontânea. No começo, apenas os tecidos africanos eram vendidos. Só depois a produção incluiu faixas, colares, brincos e outros acessórios.
A maior parte dos tecidos usados nas criações de Romisa vem da Nigéria, Angola e Camarões. Segundo ela, cada um, por meio das cores e estampas, representa o lugar de onde se originam, como o kente. Proveniente do Império Axanti em Gana, é considerado um dos tecidos mais importantes do oeste africano e, no passado, era utilizado apenas por autoridades políticas para representar a etnia. Romisa explica as cores que o compõe: o amarelo representa a fertilidade, o verde a natureza, o preto a conexão com os ancestrais e o dourado a riqueza.
O turbante é o grande sucesso da marca. Historicamente, teve vários usos: na África, indica posição social, religiosidade e ainda é referência para a identificação das  tribos. A diversidade de tecidos e amarrações o torna acessório versátil. As clientes que compram as “coroas” (como são apelidadas as peças) participam da ação “Rainhas Afrikanus”, descrevendo como o adereço as fazem se sentirem melhores. O objetivo é mostrar a força da mulher negra, conectá-las ao passado histórico e afirmar a etnia.
Leia a matéria completa em: Afirmação da cultura negra na capital - Geledés 
Follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook




You Might Also Like

0 comentários

Continue sua contribuição!