Movimento HotSpot recebeu 1642 projetos

Movimento HotSpot recebeu 1642 projetos

06:05


Ideia, Moda e Fotografia foram as categorias que receberam mais inscrições. Os projetos já dão uma ideia da produção criativa no Brasil e os curadores começam a selecionar os melhores trabalhos que passarão para a próxima etapa. Quem são os novos talentos criativos do Brasil? Esta pergunta começa a ser respondida com o encerramento da primeira fase do Movimento HotSpot (MHS). Através do portal www.movimentohotspot.com dá para conhecer os 1642 projetos inscritos para participar do prêmio de Inovação, que já está mapeando e revelando a criatividade no país. 

“Os candidatos entenderam o nosso principal objetivo”, avalia Paulo Borges, Presidente do Conselho do IN-MOD e um dos idealizadores do projeto. “O prêmio não é o fim, é o meio. Nossa intenção foi e continua sendo a de conectar as pessoas e dar uma oportunidade para que elas exponham seu talento e que o mercado veja isso”, completa. 

Muitas (boas) ideias já ganharam visibilidade nestes cinco meses que o portal está ativo, recebendo as inscrições e mostrando os trabalhos em 11 categorias da criatividade. Ele tem recebido uma média de 350 mil views por mês. As categorias que receberam mais inscrições foram, pela ordem, Moda (391 projetos), Ideia (387) e Fotografia (229). Na sequência, aparecem Ilustração (com 160 projetos inscritos), Filme e Vídeo (123), Design (109), Música (96), Design Gráfico (63), Arquitetura (34), Cenografia (30) e Beleza (20). 

O mapeamento das inscrições mostra também que são das regiões sudeste e sul, principalmente São Paulo, Rio e Porto Alegre, as cidades com maior número de inscritos. “Apesar do projeto ter abrangência nacional e ser bem inclusivo, e nós termos rodado por 16 capitais do país para inspirar e estimular a participação, a adesão de mais gente dessas regiões reflete a realidade de nosso país”, comenta Graça Cabral, diretora de parcerias estratégicas da Luminosidade e da organização do MHS. 
A partir de agora, e até o final do mês de outubro, são os curadores do Movimento HotSpot que vão julgar e selecionar os melhores trabalhos, para passar para a próxima etapa: os Festivais Regionais. Para fazer esta avaliação, o MHS se cercou de um time de profissionais de renome em suas áreas, que tem a missão de buscar os melhores projetos pautados pela inovação e ineditismo. Além dos critérios de avaliação pertinentes a cada categoria, serão levados em consideração criatividade, originalidade, relevância, sensibilidade, bem como outros aspectos técnicos, artísticos e científicos. 

Com o patrocínio da Vale e da Riachuelo e em parceria com o Sebrae Nacional, o Movimento HotSpot busca, expõe e premia talentos, inovadores e criativos, em 11 categorias – arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música. 

Dividido em várias etapas, o MHS tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em talentos regionais, o projeto vai mostrar o potencial da economia criativa em todo o Brasil. Um grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os melhores projetos. Depois da etapa de Scouting (busca), que acabou de acontecer, serão realizados festivais regionais em 10 cidades com exposição dos trabalhos selecionados e intervenções artísticas e culturais. 

Os finalistas participam do Tanque de Ideias, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde deverão cumprir tarefas e desenvolver projetos sob orientação dos curadores. Os vencedores em cada categoria serão revelados em um grande festival final em São Paulo. 
Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.


You Might Also Like

0 comentários

Continue sua contribuição!